Na última quinta-feira, dia 21, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental, atendeu a uma ocorrência envolvendo animais silvestres em cativeiro no interior do município de Capinzal. No local, foram encontrados 11 pássaros silvestres acondicionados em gaiolas.
Conforme a PMA, seis deles possuíam anilhas (sistema de identificação individual obrigatório que comprova a origem), enquanto que 5 deles não possuíam qualquer tipo de identificação ou autorização legal. O responsável pelo imóvel não possuía autorização junto aos órgãos ambientais como criador de passeriformes, e portanto, não tinha o direito de manter aves em cativeiro.
Entre os pássaros apreendidos estavam exemplares popularmente conhecidos como azulão (Cyanoloxia brissonii), trinca-ferro (Saltator similis), cardeal (Paroaria coronata) e sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris).
Todas as aves e suas gaiolas foram apreendidas, e o responsável pelos animais responderá administrativamente e também na esfera criminal, conforme previsto na legislação ambiental em vigor, por manter animais silvestres em cativeiro sem permissão legal.
Os pássaros sem anilhas foram avaliados pelos biólogos que compõe o efetivo da unidade de Joaçaba e, posteriormente, foram soltos, retornando à natureza.
Comentários: