O primeiro dia da primavera de 2025 começou gelado em Santa Catarina, especialmente na Serra, uma das regiões mais frias do Brasil. Em Urupema, conhecida como a Capital Nacional do Frio, os termômetros marcaram 0,18°C na manhã desta terça-feira (23). Já em São Joaquim, também com registro de geada, a temperatura mínima ficou em 0,89°C.
O frio foi tão intenso que chegou a congelar o vidro do carro do fotógrafo Mycchel Legnaghi, apelidado de "caçador de frio". Para conseguir sair com o veículo, ele precisou utilizar água morna e retirar a camada de gelo.
De acordo com dados da Epagri, que monitora as condições meteorológicas no estado, outras cidades da Serra também registraram baixas temperaturas: Lages teve mínima de 3,8°C e Urubici chegou a 4,27°C. A primavera começou oficialmente às 15h19 de segunda-feira (22) e a queda nas temperaturas está associada à influência de uma massa de ar seco e frio que avança por Santa Catarina, conforme informou a Defesa Civil.
Previsão para os próximos Dias.
Hoje quarta-feira (24), a massa de ar seco continua mantendo o tempo firme e com predomínio de sol na maior parte de Santa Catarina. A exceção fica para o litoral, onde a nebulosidade varia, intercalando com períodos de sol. Nestas áreas, sobretudo entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, há condições para chuva fraca a partir do final do dia, mas sem riscos associados. O dia começa com mínimas em torno de 0 a 4°C no Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, com condições para a formação de geada. Nas demais regiões, variam entre 6 e 12°C. À tarde as máximas variam entre 18 e 24°C. O mar continua agitado, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com risco moderado para atividades de pesca e navegação.
Na quinta-feira (25), a circulação marítima mantém a presença de muitas nuvens no Litoral e áreas próximas, bem como a condição para chuva fraca em alguns momentos do dia. Nas demais regiões, o tempo segue firme e com predomínio de sol. No amanhecer, o frio será menos intenso que nos dias anteriores, com mínimas abaixo de 5°C apenas nos pontos mais altos da Serra. No Grande Oeste, Alto Vale e Planalto Norte as mínimas variam entre 6 e 10°C, e ficam entre 11 e 15°C no litoral. À tarde, as máximas chegam aos 25°C no Oeste, mas não passam dos 20°C no restante do estado. O mar continua agitado entre a Grande Florianópolis e o sul, com ondas entre 2,0 e 2,5m, mantendo o risco moderado para ocorrências relacionadas.
Na sexta-feira (26), o sol continua predominando no Grande Oeste catarinense, enquanto na metade leste, a umidade do mar mantém a maior nebulosidade. No Litoral há condições para chuva fraca nos extremos do dia, mas não há risco para ocorrências meteorológicas. O frio volta a se intensificar no amanhecer, com mínimas de 5 a 10°C entre o Grande Oeste e os Planaltos e ficando próximas de 0°C na Serra catarinense. Nos pontos mais altos não se descarta a formação de geada. A tarde permanece semelhante aos dias anteriores, com máximas de 20 a 25°C no Oeste e de 16 a 20°C nas demais regiões.
O sábado (27) ainda inicia com tempo firme no estado, mas entre a tarde e a noite a aproximação de uma frente fria volta a trazer condição para temporais isolados no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS. No domingo (28), o avanço deste sistema por SC deixa o tempo instável em todas as regiões.
Comentários: