Os dados constantes no Ranking de Competitividade entre os Estados, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), não só evidenciam a excelência do Sistema de Segurança Pública de Santa Catarina, como consolidam sua posição de Estado mais seguro do País. Na edição 2025 da publicação nacional, além de garantir mais uma vez a segunda colocação geral, pelo 9º ano consecutivo, o estado catarinense conquistou pela sétima vez seguida a primeira colocação no pilar Segurança Pública.
Para o governador Jorginho Mello, o resultado reafirma a posição de protagonismo de Santa Catarina no cenário nacional e é reflexo direto da união de esforços e do compromisso de todos os catarinenses. “Reduzir a violência é uma condição fundamental para um Estado cada vez mais competitivo, por isso volto a dizer que estamos no caminho certo, investindo forte na segurança, gerando oportunidades e promovendo qualidade de vida para a nossa população”, destacou o governador.
De acordo com o CLP, a Segurança Pública representa uma das maiores preocupações da população e é a área do serviço público que melhor expressa o funcionamento das instituições estatais no Brasil, por isso recebe o maior peso entre os 10 pilares temáticos que constituem o Ranking de Competitividade dos Estados. O pilar temático da segurança é composto por 11 indicadores, dentre os quais Santa Catarina alcançou resultados expressivos como a manutenção do 1º lugar em Segurança Patrimonial e do 2º lugar em Segurança Pessoal, além de evoluir do sétimo para o 4º lugar em Presos sem Condenação. O Estado manteve, ainda, a melhor colocação no indicador Qualidade da Informação de Criminalidade.
O Secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, enalteceu o papel determinante das forças de segurança na manutenção do posto de Estado mais seguro do Brasil, destacando o trabalho de excelência que é desenvolvido pelas Polícias Militar, Civil e Científica, bem como pelo Corpo de Bombeiros Militar. O secretário também reconheceu a atenção diferenciada do Governo do Estado, que tem garantido reforços de equipamentos, pessoal e qualificação.
“Com o devido apoio institucional e financeiro assegurado pelo governador Jorginho Mello, nossas instituições de segurança avançam progressivamente sobre as demandas que envolvem o combate à criminalidade no Estado. Temos e sempre teremos grandes desafios pela frente, no entanto, os resultados positivos nos motivam a enfrentá-los de cabeça erguida, com competência e de forma resolutiva, que é o que a sociedade catarinense espera e merece”, conclui.
Além da primeira colocação no pilar Segurança Pública, Santa Catarina também lidera o pilar Capital Humano. O Estado alcançou, ainda, a segunda posição em Educação e Sustentabilidade Social, o terceiro lugar em Potencial de Mercado e o quarto em Infraestrutura.
São Bento do Sul entre os mais seguros do Brasil
Com relação à edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Municípios, São Bento do Sul, localizada no Planalto Norte, foi o grande destaque de Santa Catarina no pilar Segurança Pública, ficando com o quarto melhor desempenho do País. O município avançou 114 posições em relação à edição anterior do ranking, com destaque para a 1ª colocação no indicador de mortes por causas indeterminadas, e a 3ª colocação em mortes violentas intencionais.
Já a capital catarinense se manteve, pelo terceiro ano consecutivo, como o município mais competitivo do Brasil. De acordo com a publicação, a liderança de Florianópolis se consolidou pelo excepcional e permanente destaque na dimensão Economia, se tornando líder no pilar de “Inovação e Dinamismo Econômico”. Também continua entre os melhores municípios em “Capital Humano”, com a 3ª posição.
O Estado também emplacou 9 dos 20 municípios mais bem posicionados da Região Sul. Entre eles, com a 12ª posição, Jaraguá do Sul se consolida como uma das cidades mais competitivas do país, destacando-se pela alta qualidade dos serviços sociais, que lhe garantiu, também, a 4ª posição na Dimensão Sociedade. Ainda, em 14º lugar, Blumenau apresentou um avanço consistente no ranking, melhorando seu desempenho em todas as dimensões avaliadas. Entre os 30 municípios mais competitivos do país, ainda estão São Bento do Sul, na 20ª posição, e Criciúma, ocupando o 23º lugar.
Sobre o ranking Competividade dos Estados
O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado há 14 anos pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Na edição 2025, as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. O Ranking de Competitividade dos Estados conta com a parceria técnica de Tendências e Seall.
Sobre o CLP (Centro de Liderança Pública)
O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 16 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.
Comentários: