Web Radio Cidade

Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025

Policial

Polícia Civil conclui inquérito da Operação Patriarca, que investigou organização criminosa familiar em Campos Novos.

Grupo movimentou mais de R$ 24 milhões em esquema de lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Polícia Civil conclui inquérito da Operação Patriarca, que investigou organização criminosa familiar em Campos Novos.
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Campos Novos, concluiu nesta semana o inquérito policial relacionado à Operação Patriarca, deflagrada em 23 de maio de 2025. A operação, que contou com o apoio do Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) e da Delegacia Geral da Polícia Civil, investigou crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa com origem na exploração do “jogo do bicho”.

As investigações tiveram início em 2019 e duraram seis anos, revelando o funcionamento de uma organização criminosa de natureza familiar. O grupo era liderado por S. de S., com a participação de sua esposa E. de F. M. S. e de seus filhos F. W. de S., C. F. de S. e A. F. S. B..

Entre os anos de 2015 e 2023, o grupo movimentou mais de R$ 24 milhões. Os valores eram dissimulados por meio de contas bancárias próprias e empresas de fachada, ocultando a origem ilícita dos recursos provenientes do jogo do bicho e da prática de agiotagem.

Durante as investigações, foram realizadas medidas como quebras de sigilos bancário, fiscal e telemático, interceptações telefônicas e diligências de campo. Essas ações revelaram que os investigados reinvestiam os valores ilícitos em imóveis e automóveis de alto valor, caracterizando as três fases do processo de lavagem de dinheiro: colocação, dissimulação e integração.

Operação Patriarca

A Operação Patriarca cumpriu mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais dos investigados em Campos Novos/SC e Goiânia/GO. A ação resultou na apreensão de:

  • Veículos de luxo.
  • Dinheiro em espécie.
  • Máquinas de cartão. 
  • Cheques e notas promissórias.
  • Material relacionado ao jogo do bicho.

Com o encerramento do inquérito, os envolvidos foram formalmente indiciados pelos crimes de:

  • Organização criminosa;
  • Lavagem de capitais;
  • Usura (agiotagem);
  • Contravenção penal de exploração de jogos de azar.

O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário para os trâmites legais. A conclusão reforça o compromisso da Polícia Civil no combate à criminalidade organizada e à lavagem de dinheiro, garantindo a aplicação da lei e a proteção da ordem pública.

FONTE/CRÉDITOS: Polícia Civil
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade