Web Radio Cidade

Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

Campos Novos.

Juíza visita escola em Campos Novos para dialogar com alunos sobre violência doméstica.

Ação educativa integra Agosto Lilás e trata de respeito e igualdade entre homens e mulheres.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Juíza visita escola em Campos Novos para dialogar com alunos sobre violência doméstica.
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A comarca de Campos Novos integrou uma ação educativa em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novos Campos, na última quinta-feira, 21 de agosto, e teve como público-alvo alunos entre 13 e 15 anos.

O encontro contou com a participação da juíza Caroline Freitas Granja, titular da 2ª Vara Cível da comarca, que abordou os diferentes tipos de violência (física, psicológica, patrimonial, moral e sexual) e destacou a importância de reconhecer os sinais para que as agressões sejam cessadas.

O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os adolescentes sobre a prevenção da violência. “É fundamental que os jovens compreendam desde cedo que o respeito às mulheres é inegociável. O diálogo é uma ferramenta poderosa na construção de uma cultura de paz e igualdade”, destacou a juíza Caroline Freitas Granja.

A assessora da Vara Criminal, Ana Carolina Campos Goulart, apresentou os canais disponíveis para denúncias e explicou sobre as medidas protetivas que podem ser solicitadas pelas vítimas de violência doméstica. Já a assistente social Edna Regina Bragagnolo Furtado destacou a importância de promover uma mudança cultural em relação às desigualdades entre homens e mulheres ao reforçar que todos têm os mesmos direitos. Ela também ressaltou o papel da educação na formação de adolescentes conscientes, capazes de disseminar o respeito às mulheres em todos os espaços da sociedade.

Durante a ação, os alunos receberam a cartilha “Dê um basta na Violência”, produzida pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), com orientações práticas sobre como identificar e denunciar situações de violência doméstica. Já a cartilha “Crush Perfeito”, que faz um alerta sobre relacionamentos abusivos, será entregue posteriormente e trabalhada em sala de aula com acompanhamento pedagógico.

A ação integra as atividades do Agosto Lilás, campanha nacional que visa dar visibilidade à Lei Maria da Penha e incentivar a denúncia de casos de violência doméstica. O Judiciário esteve na unidade escolar a convite da coordenadora pedagógica Letícia Furtado Titon. 

 

FONTE/CRÉDITOS: NCI/TJSC – Taina Borges
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade