O Sul do país deve enfrentar dias de tempo severo nesta semana, principalmente no Rio Grande do Sul e em áreas do litoral catarinense. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil, que reforçam a necessidade de atenção da população para os riscos de ventania, chuvas fortes e queda de granizo.
A instabilidade é provocada pelo aprofundamento de um sistema de baixa pressão. No litoral gaúcho, os ventos podem chegar a 100 km/h, com potencial para causar destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Previsão dia a dia
- Segunda-feira (18): início da instabilidade, com chuva entre 5 e 30 mm em regiões como Oeste, Campanha, Missões e Centro do RS, podendo chegar a 40 mm em pontos isolados.
- Terça-feira (19): risco maior de temporais isolados, com possibilidade de granizo, chuvas intensas, raios e rajadas de vento em praticamente todo o território gaúcho.
- Quarta-feira (20): rajadas de vento devem variar entre 45 e 80 km/h em grande parte do estado, podendo alcançar 100 km/h no litoral.
Com isso, algumas áreas podem registrar acumulados de até 150 mm de chuva em dois dias, aumentando a preocupação com alagamentos e enxurradas.
Santa Catarina também em alerta
O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo para o litoral gaúcho e a costa sul de Santa Catarina, onde há risco de avanço de dunas sobre construções e danos causados pela força dos ventos. O aviso vale das 18h de terça-feira (19) até as 21h de quarta-feira (20).
Histórico recente de danos
No fim de julho, a passagem de um ciclone extratropical deixou estragos no RS, com ventos de até 105 km/h em Porto Alegre, provocando destelhamentos e deixando mais de 400 mil pessoas sem energia elétrica.
Risco se estende ao Paraná
Além do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Paraná também deve registrar ventos fortes ao longo da semana, especialmente em áreas mais altas, assim como parte do Mato Grosso do Sul.
Comentários: