Web Radio Cidade

Domingo, 24 de Agosto de 2025

Campos Novos.

Conselho Tutelar de Campos Novos se manifesta sobre caso da bebê vítima de violência,veja nota.

Órgão informou que havia recebido denúncia anônima sobre negligência e que tentava entrar em contato com a família.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Conselho Tutelar de Campos Novos se manifesta sobre caso da bebê vítima de violência,veja nota.
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Conselho Tutelar de Campos Novos divulgou uma nota oficial na tarde desta quinta-feira, dia 21, para esclarecer sua atuação no caso da bebê de oito meses que morreu após sofrer graves agressões. O órgão informou que havia recebido, recentemente, uma denúncia anônima sobre a situação da família, que havia se mudado para o município há cerca de três meses.

Segundo o comunicado, a denúncia relatava que a mãe das crianças vivia em situação de vulnerabilidade social e apresentava descuido com a higiene dos filhos. Diante disso, no dia 19 de agosto, conselheiros realizaram uma visita à residência, mas não encontraram ninguém no local. Foi deixado um aviso para que a mãe entrasse em contato com o Conselho. Posteriormente, por mensagens, a mulher afirmou que compareceria ao órgão no dia seguinte.

Ainda conforme a nota, na noite do mesmo dia a mãe buscou atendimento médico em Herval d’Oeste, onde a bebê foi internada em estado grave, o que impossibilitou qualquer ação direta do Conselho Tutelar com a família. O caso evoluiu e, no dia seguinte, a criança foi transferida para o Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba, mas não resistiu às lesões.

O Conselho reforçou que, até então, não havia registros de denúncias específicas de maus-tratos ou agressões contra os filhos da mulher. Ressaltou ainda seu papel de órgão autônomo e não jurisdicional, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, e afirmou que seguirá acompanhando o caso em apoio às autoridades responsáveis pela investigação.

Nesta quinta-feira, a Fernanda Gehlen da Silva, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Campos Novos, informou que as investigações continuam com a realização de mais diligências. O depoimento da mãe e do padrasto apresentaram discordâncias. O bebê morreu na noite de quarta-feira, horas após passar por cirurgia em função da gravidade das lesões.

Nota oficial:

O Conselho Tutelar de Campos Novos, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, vem através deste prestar esclarecimentos sobre o fato de agressão envolvendo uma criança de apenas 08 meses de idade.
Este conselho tutelar recebeu denúncia anônima, onde o denunciante relatou que a genitora se mudou para o nosso município com os filhos há cerca de três meses; que a família vivia em situação de vulnerabilidade social; que a genitora era negligente com os cuidados em relação a higiene dos filhos.
Na data de 19/08 realizamos visita na residência da família, não havia ninguém no local, deixamos comunicado para que a genitora entrasse em contato com este conselho tutelar. Em conversa com a mãe através de aplicativo de mensagens, informou que viria até o conselho na data de 20/08.
Ocorre que, na noite do dia 19/08, a genitora deu entrada na UPA de Herval D'oeste, não sendo possível realizar a intervenção com a família. Por fim, vale mencionar que este órgão de proteção até o momento não havia recebido denúncias de maus tratos/agressões envolvendo os infantes.

FONTE/CRÉDITOS: Éder Luiz
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade