Web Radio Cidade

Domingo, 14 de Julho de 2024

Geral

Ato de amor: captação de órgãos é realizada em Concórdia

Equipe da SC Transplantes esteve no Hospital São Francisco na noite de quinta-feira, 21.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Ato de amor: captação de órgãos é realizada em Concórdia
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um gesto de solidariedade e amor foi realizado em Concórdia nas últimas horas. A família de uma mulher que sofreu um AVC Hemorrágico fez a escolha de doar os órgãos. A captação foi realizada na noite ontem, dia 20, no Hospital São Francisco, a partir das 19h30, por meio da equipe da SC Transplantes.

Foram captados rins e fígado, que são destinados para pacientes que estão na lista de espera. Os Bombeiros Voluntários também prestaram apoio logístico da equipes de profissionais médicos durante o trabalho em Concórdia.

Atualmente, o Sistema Estadual de Transplantes de Santa Catarina conta com a colaboração de 65 instituições hospitalares doadoras. Os serviços de transplantes estão distribuídos em 28 estabelecimentos de saúde, muitos dos quais realizam transplantes de mais de um tipo de órgão ou tecido.

Em Santa Catarina, a aceitação das doações também merece destaque, evidenciando os esforços na conscientização da população. Santa Catarina apresenta índices de recusa após entrevistas inferiores à média nacional, com apenas 30%, enquanto no Brasil a média é de 42%. 

No ano de 2023, a córnea liderou os transplantes realizados com 810 procedimentos. Em seguida vem rim de doador falecido com 255 transplantes, esclera (tecido ocular) com 211 procedimentos, fígado de doador falecido (139) e osso (112).

FONTE/CRÉDITOS: Eder Luiz
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade