Gabigol se manifestou pela primeira vez após receber uma suspensão de dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) por tentativa de fraude em exame antidoping. O atleta, de 27 anos, divulgou uma nota nas redes sociais nesta segunda-feira (25/03), e expressou confiança em sua inocência.

''Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu clube e com o torcedor brasileiro'', inicia o comunicado.

''Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior", finaliza a nota.

Segundo informações do site GE, o julgamento foi apertado, com 5 votos a 4 a favor da punição do atacante. Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame, em um chamado doping surpresa, que é feito sem aviso prévio nos centros de treinamentos dos times - o caso aconteceu no Ninho do Urubu, o CT do Flamengo, no Rio.

Ao contrário dos outros atletas, que fizeram os exames antes do treino, ele não falou com os responsáveis pelo teste. Depois de ignorar o grupo, tratando-o com desrespeito, não seguiu as orientações para o exame e entregou o recipiente com a coleta de urina aberto, entre outros problemas. O comportamento de Gabigol se encaixou então no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que fala sobre "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".