Chegou ao fim neste domingo (20/07), dia do amigo, a luta de Preta Gil contra o câncer. A artista de 50 anos enfrentou a doença bravamente, sempre cercada de amor de amigos e familiares.
Até o fechamento desta reportagem, a família Gil ainda não havia se pronunciado. Preta estava nos Estados Unidos, desde maio, em busca de alternativas.
Preta Gil recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em janeiro de 2023. Uma cirurgia para remoção do tumor foi realizada no dia 16 de agosto, também no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. No procedimento, a cantora também teve o útero retirado.
Após 28 dias de internação, Preta recebeu alta do hospital e se estabeleceu temporariamente na capital paulista, para facilitar o acompanhamento médico.
Em dezembro de 2023, ela anunciou o fim do tratamento após um procedimento para reconstrução de parte do trato intestinal.
Em agosto de 2024, ela afirmou que estava com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. A descoberta ocorreu durante exames de rotina.
Em busca de alternativas, uma vez que o Brasil os tratamentos foram todos feitos, Preta embarcou para os Estados Unidos em 12 de maio deste ano. Inicialmente, ficou em Nova Iorque.
Mais tarde, alugou uma casa em Washington, onde tem fácil acesso ao centro médico onde realiza o tratamento. Durante esse período, a cantora contou com a companhia de familiares e amigos, incluindo Gilberto Gil e Flora.
Comentários: