A partir desta quinta-feira, 4 de setembro, Santa Catarina será impactada por uma frente fria que promete alterar o clima em todas as regiões. A instabilidade começará nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul e no Extremo Oeste logo pela manhã, com as chuvas se espalhando gradualmente para o restante do estado ao longo do dia.
De acordo com a previsão meteorológica, há risco moderado para eventos associados à chuva intensa e temporais isolados, como:
- Alagamentos e enxurradas pontuais;
- Destelhamentos de construções;
- Queda de árvores e galhos;
- Danos à rede elétrica.
Durante a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, o sistema ganha ainda mais força, aumentando a probabilidade de temporais com raios, rajadas intensas de vento e, em algumas localidades, queda de granizo. As regiões mais vulneráveis incluem o Grande Oeste e o Alto Vale do Itajaí.
Apesar da redução dos temporais na sexta-feira, 5 de setembro, a previsão é de chuva persistente e moderada em diversas áreas do estado ao longo do dia, mantendo o clima instável.
Orientações da Defesa Civil
Para minimizar os riscos e garantir a segurança da população, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu as seguintes recomendações:
- Durante temporais: procure locais seguros, longe de janelas e objetos que possam ser lançados pelo vento.
- Em caso de alagamentos: evite atravessar ruas ou pontes submersas.
- Com ventos fortes: mantenha distância de árvores, placas, muros e postes de energia.
Comentários: