Web Radio Cidade

Domingo, 23 de Junho de 2024

Saúde

Paixão pela magrela: Ciclismo ganha cada vez mais adeptos em Campos Novos

Os benefícios da prática vão desde o bem-estar e a saúde até a contribuição para o meio ambiente.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Paixão pela magrela: Ciclismo ganha cada vez mais adeptos em Campos Novos
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Aos 37 anos, Maria tinha um simples sonho: aprender a andar de bicicleta. Decidida, ela comprou sua primeira bike e deu início à sua jornada sobre duas rodas. Após três meses ele percorre Campos Novos com seu novo veículo e fala com orgulho: “A sensação é maravilhosa. Não deveria ter levado tanto tempo para aprender. Estou apaixonada pela minha bike”.

Praticante da modalidade há 7 anos, Bárbara Redante diz que o ciclismo é sua atividade preferida e sempre que pode participa das competições que acontecem no município. “Andar de bicicleta é uma atividade mental, por vezes, mais mental do que física. Não é sofrimento, quer dizer, às vezes é. É uma espécie de meditação ativa, é olhar para si, é dar o seu melhor, é ter medo e conseguir enfrentá-lo, é sentir a liberdade do vento batendo no seu rosto, é se sujar de lama, é observar pessoas de todas as idades se desafiando e, acima de tudo, se divertindo. Andar de bicicleta mantém amizades e constrói outras novas. É extenuar-se de tanto esforço e sorrir na linha de chegada. É estar em contato com a natureza, é voltar à infância e ficar com as canelas roxas. Andar de bicicleta é uma paixão”, declarou.

Andar de bicicleta, para alguns, é uma verdadeira paixão. No entanto, há muito mais envolvido nesta prática. Usar a bike como meio de transporte é mais do que um hobby, é também uma forma de contribuir para a saúde e para a comunidade. A modalidade não só promove a melhoria do condicionamento físico, mas também proporciona inúmeros benefícios à saúde mental, graças à liberação de hormônios como a serotonina e a endorfina, responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer.

Os benefícios do ciclismo vão além da saúde individual, estendendo-se ao meio ambiente. Ao optar pela bicicleta como meio de transporte, os ciclistas ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar tanto nas áreas urbanas quanto rurais.

Em Campos Novos, a Associação de Ciclistas de Campos Novos (Acican), há 12 anos ativa, tem desempenhado um papel importante no incentivo ao ciclismo na região. Segundo o presidente da Acican, James Pereira, para começar a pedalar, é essencial adquirir uma boa bicicleta, roupas adequadas e equipamentos de segurança.

Como entidade, a Acican enxerga o ciclismo como um grande potencializador de oportunidades. A organização de eventos ciclísticos é um dos meios de incentivar e atrair ciclistas de outras cidades para Campos Novos. Esses eventos não só promovem a prática do ciclismo, mas também impulsionam a economia local, movimentando hotéis e estabelecimentos alimentícios. Além disso, a associação incentiva os ciclistas a participar de cicloturismo de longa distância, como o Circuito dos Lagos, um trajeto de 192 km que passa por vários municípios da região, e o Pedais da Liga.

Para aqueles que desejam iniciar no ciclismo, o presidente da Acican aconselha ter boa saúde, gostar de pedalar e investir em uma boa bicicleta e acessórios de segurança. É importante utilizar vias seguras e estar sempre atento às normas de trânsito.

Apesar dos inúmeros benefícios, o ciclismo exige bastante cuidado. James destaca a importância dos itens de segurança. Porém, para James, um dos maiores desafios dos ciclistas é a questão da mobilidade urbana. “Desde sua fundação, a associação tem lutado pela implantação de ciclovias e ciclofaixas na cidade. Embora alguns avanços tenham sido feitos em duas avenidas, ainda há muito a ser ampliado. A Lei 10.257 de 2001 (Estatuto das Cidades) obriga os gestores municipais a implantarem ciclovias ou ciclofaixas, e a Acican continua a trabalhar para que essa legislação seja cumprida em Campos Novos”, diz o presidente.

Motivos não faltam para você optar pelo ciclismo: ele é um meio eficaz de contribuir para o bem-estar e para um ambiente mais limpo. Que tal, na próxima vez que for sair, deixar o carro em casa e ir de bike? Com o crescente número de adeptos, a "magrela" está se tornando um veículo de mudança positiva para a comunidade.

 

Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade