O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (15), um alerta laranja para chuvas, vento e queda de granizo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul durante todo o dia de sexta-feira (16). O aviso inclui 51 municípios catarinenses, principalmente na divisa com o estado vizinho.
A previsão do Inmet indica chuva de 50 a 100 mm por dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores e de alagamentos, conforme o instituto.
Veja os municípios afetados em SC
- Águas de Chapecó
- Alto Bela Vista
- Anita Garibaldi
- Araranguá
- Arvoredo
- Balneário Arroio do Silva
- Balneário Gaivota
- Bom Jardim da Serra
- Caibi
- Campo Belo do Sul
- Campos Novos
- Capão Alto
- Capinzal
- Caxambu do Sul
- Celso Ramos
- Cerro Negro
- Chapecó
- Concórdia
- Ermo
- Forquilhinha
- Guatambú
- Ipira
- Iporã do Oeste
- Itá
- Itapiranga
- Jacinto Machado
- Lages
- Maracajá
- Meleiro
- Mondaí
- Morro Grande
- Nova Veneza
- Paial
- Palmitos
- Passo de Torres
- Peritiba
- Piratuba
- Planalto Alegre
- Praia Grande
- Riqueza
- Santa Rosa do Sul
- São Carlos
- São João do Oeste
- São João do Sul
- São Joaquim
- Seara
- Siderópolis
- Sombrio
- Timbé do Sul
- Turvo
- Zortéa
Qual a previsão da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina prevê temporais típicos de verão entre as tardes e noites de quinta-feira e sexta-feira, semelhante ao que tem ocorrido nesta semana, abrangendo do Meio-Oeste ao Litoral catarinense. Nas áreas de Serra, estes temporais tendem a ser mais intensos e concentrados em um curto espaço de tempo.
De forma geral, apesar de isolados, os temporais podem ser acompanhados de vendavais e altos acumulados de chuva, conforme a Defesa Civil. O risco é moderado entre o Meio-Oeste e o Litoral de Santa Catarina para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais áreas, o risco é baixo.
Comentários: