Web Radio Cidade

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026

Agronegócio

LAS Copercampos alcança 100% de conformidade em ensaio de proficiência para soja

Laboratório de Análise de Sementes da Copercampos alcança 100% de conformidade em ensaios de proficiência com reconhecimento nacional.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
LAS Copercampos alcança 100% de conformidade em ensaio de proficiência para soja
ASCOM - Copercampos
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
O Laboratório de Análise de Sementes (LAS) da Copercampos obteve 100% de conformidade no relatório de participação da rodada dos Ensaios de Proficiência em Amostras de Sementes de Soja, promovidos pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. O resultado reforça a confiabilidade, a precisão e a excelência técnica do trabalho desenvolvido pelo laboratório.

A Copercampos participou do programa ao lado de 44 laboratórios credenciados junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), provenientes de diferentes regiões do Brasil. O desempenho, sem registro de qualquer item não conforme, evidencia a eficiência dos processos analíticos e o elevado padrão de qualidade adotado pelo LAS.

Mais uma vez, o Laboratório de Análise de Sementes da Copercampos tem seu trabalho reconhecido, comprovando o comprometimento com os requisitos da NBR ISO/IEC 17025, a qualificação contínua da equipe técnica e a execução das análises em estrita conformidade com os métodos oficiais aprovados pelo MAPA. Esse conjunto de fatores consolida o laboratório como referência nacional na área de análises de sementes.

O certificado de desempenho, emitido em 22 de janeiro de 2026 pela Associação Rede de Metrologia e Ensaios do Rio Grande do Sul, entidade reconhecida pelo MAPA para a realização dos ensaios de proficiência, atesta a excelência dos resultados obtidos. Todos os laboratórios participantes receberam amostras de sementes para análise e, com base nos resultados, a associação emitiu seu parecer técnico.

As avaliações contemplaram as análises de Pureza, Determinação de Outras Sementes por Número, Vigor (Envelhecimento Acelerado), Teste de Tetrazólio e Peso de Mil Sementes, parâmetros fundamentais para assegurar a qualidade e o desempenho das sementes utilizadas no campo.

Segundo a engenheira agrônoma Vanessa Pezzini Scalon, o desempenho alcançado demonstra a seriedade, a competência técnica e o comprometimento do laboratório com a qualidade, a segurança e a confiabilidade das análises realizadas para o setor agrícola. “Além do reconhecimento técnico em âmbito nacional, o resultado possui importância estratégica para a Copercampos e seus associados, pois garante segurança, confiabilidade e agilidade nas análises de sementes utilizadas no planejamento e na condução das lavouras”.

O trabalho desenvolvido pelo LAS Copercampos contribui diretamente para decisões mais assertivas no campo, assegurando a qualidade das sementes, a conformidade com a legislação vigente e o fortalecimento da competitividade e da sustentabilidade da produção agrícola dos associados.
FONTE/CRÉDITOS: ASCOM - Copercampos
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade