Web Radio Cidade

Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026

Campos Novos

Incêndio em vegetação atinge cerca de 50 hectares no interior de Campos Novos

Operação mobilizou bombeiros, Polícia Militar Ambiental e equipes do Parque Estadual Rio Canoas em mais de nove horas de combate às chamas.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Incêndio em vegetação atinge cerca de 50 hectares no interior de Campos Novos
Corpo de Bombeiros de Campos Novos
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Corpo de Bombeiros Militar de Campos Novos atuou, na tarde desta quinta-feira (12), no combate a incêndios em vegetação registrados no Distrito de Ibicuí, interior do município. A ocorrência foi atendida por volta das 12h14 e mobilizou diversas equipes em uma operação que se estendeu por aproximadamente nove horas.

Ao chegar ao primeiro local, a guarnição constatou um incêndio em área de reflorestamento e também em mata de preservação permanente. O combate às chamas foi iniciado imediatamente com a utilização de kit pick-up de combate a incêndio florestal, além do monitoramento contínuo da área atingida para evitar a propagação do fogo.

Durante a operação, os bombeiros foram acionados para um segundo foco de incêndio, localizado a cerca de dois quilômetros de distância, em área de preservação pertencente ao Parque Estadual Rio Canoas. No local, as equipes realizaram o combate direto utilizando linha de combate, batedores, abafadores e bomba costal, técnicas específicas para incêndios florestais.

Somadas as duas ocorrências, o fogo atingiu uma área aproximada de 50 hectares. Para auxiliar nas ações, foram utilizados drones do Parque Estadual e da Polícia Militar Ambiental, permitindo o monitoramento aéreo e maior precisão nas estratégias de combate.

A operação contou com a atuação de 21 bombeiros militares e comunitários, além do apoio de voluntários do Parque Estadual e de três policiais militares ambientais. Integrantes do Grupo de Resposta a Desastres do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Curitibanos permaneceram em estado de prontidão, não sendo necessária a atuação direta da equipe especializada.

Após cerca de nove horas de trabalho, os focos foram totalmente extintos e a área considerada estabilizada. As guarnições retornaram ao quartel, permanecendo em estado de prontidão para novas ocorrências.

 

 
FONTE/CRÉDITOS: Corpo de Bombeiros de Campos Novos
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade