Na madrugada desta quinta-feira, 28 de agosto, o Cemitério Dom Daniel Hostin foi alvo de vandalismo e furto. Placas de bronze com os nomes de entes falecidos foram arrancadas de jazigos e túmulos. O Secretário de Obras e Urbanismo de Campos Novos, Aldocir Michelotto, conhecido como Chicão, informou que ao todo nove placas e peças de dois túmulos foram levadas.
Conforme o secretário, o furto não foi um evento isolado, já que outra tentativa semelhante foi registrada na madrugada de terça-feira, 26 de agosto. “Na noite de ontem, tivemos uns vândalos. Na verdade, já faz duas noites. De terça para quarta roubaram alguma coisa, e ontem à noite roubaram mais ainda”, destacou Chicão.
Além disso, ele ressaltou a preocupação em identificar os receptadores dos objetos furtados. “Essas pessoas acabam roubando porque alguém compra. Para guardar em casa, acredito que não seja. Já registramos o boletim de ocorrência e as autoridades estão cientes disso. Vão começar a investigar”, afirmou.
Atualmente, o cemitério conta com um guardião durante o dia, e rondas são realizadas à noite. No entanto, Chicão apontou falhas na estrutura que facilitam invasões: “Os muros são baixos, e o portão fica chaveado. Mas os ladrões acabam pulando os muros, seja com escadas ou outros meios”.
O secretário acredita que os furtos envolvem mais de uma pessoa, devido à logística necessária para carregar as peças. Ele também mencionou que câmeras de trânsito próximas podem ajudar na identificação dos responsáveis.
A prefeitura já tomou medidas iniciais, como o registro do boletim de ocorrência e a articulação com as autoridades policiais. Chicão reforçou que a administração está empenhada em solucionar o caso: “Estamos tomando as devidas providências e acreditamos que, nos próximos dias, as autoridades possam trazer notícias sobre o caso”.
A população também é orientada a denunciar qualquer atividade suspeita ou tentativa de comercialização de placas de bronze, colaborando para coibir ações semelhantes.
Contato para denúncias: Polícia Militar - 190
Comentários: