Web Radio Cidade

Domingo, 14 de Julho de 2024

Campos Novos.

Espetáculo São João na nossa Tradição surpreende com temática gaúcha.

Aconteceu no último sábado, dia 15 de junho, o Espetáculo São João na Nossa Tradição.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Espetáculo São João na nossa Tradição surpreende com temática gaúcha.
Nicoly Zanchett
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Imagens

Segundo Giovani Primieri, Diretor de Projetos e Instrutor do Celeiro, o Espetáculo aberto ao público, surpreendeu muitos que pensavam encontrar nesse evento o mesmo daquilo que sempre se vê nas Festas de São João, com danças e caracterização que reforçam uma cultura que na verdade nada tem de pertencimento e identificação com a nossa cultura local.

A cultura evidente em nossa região é a cultura gaúcha, e as Festas de São João, festa religiosa desde sua origem, eram celebradas com danças, trajes, comidas típicas conforme a identidade de cada região.

Segundo ele, “em nossas pesquisas e na própria casa da Cultura de nosso município há registros fotográficos de festas antigas, onde as pessoas usavam sua melhor roupa para dia de festa, com a presença da bombacha, do lenço, do paletó, porque esse era o trajar tradicional da época em que a cultura de massa ainda não havia invadido a nossa comunidade. Assim, reverenciamos a nossa terra e nossa gente – valorizando a nossa Identidade Cultural com as nossas danças, músicas, trajes e comidas típicas ao celebrar o São João na Nossa Tradição.

Ninguém em dia de festa usava roupa remendada, ou se pintava de forma caricata, ridicularizando o homem do campo. Essa inversão de valores e de cultura é de enorme prejuízo educacional porque estamos ensinando através do “comum, do popular a seguir com a onda, sem ir a fundo naquilo que de fato faz parte de nossa história e de nossa realidade regional”.

Com o passar do tempo, e por conta de circunstâncias bem pontuais, popularizou-se em todo o país as tradições do nordeste, músicas, danças, trajes, e por isso o projeto recebeu esse nome de “São João na Nossa Tradição” com o objetivo de Celebrar São João resgatando nossas raízes, nossa cultura e nossa identidade local. Não se vai ao nordeste comer pinhão, dançar vanerão e se vestir à moda gaúcha! Eles têm a sua cultura e sabem valorizar... e nós o que fazemos? Arremedamos os outros e deixamos a nossa cultura de lado nos festejos juninos... Precisamos é renovar o pertencimento aos nossos costumes para buscar a preservação e prosperidade desta festa!

Vemos como positivo a surpresa, porque acreditamos que o estranhamento de não encontrar mais do mesmo comece a despertar nas pessoas o senso crítico, a indagação e a possibilidade de quem sabe no futuro termos a felicidade de vermos em nossas Festas de São João a expressão do que verdadeiramente é nosso e nos representa, finaliza Giovani.

O projeto é um produto cultural do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição juntamente com a M2M Produções, patrocinado pela Enercan – Campos Novos Energia S.A e da Lei Paulo Gustavo – Edital Municipal, conta com o apoio da Fundação Cultural Camponovense, Prefeitura de Campos Novos, Paróquia São João Batista e Instituto Humaniza. Essa realização é possível através da aprovação de projetos junto ao Ministério da Cultura pela Lei Rouanet e FCC – Fundação Cultural Catarinense através da Lei Paulo Gustavo Edital Municipal.

FONTE/CRÉDITOS: ASCOM
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade