Web Radio Cidade

Campos Novos.

Vereador Molon pede auditoria ou CPI na Saúde de Campos Novos.

Segundo o vereador, a Prefeitura de Campos Novos pagou R$ 106 mil por próteses dentárias que não foram entregues ou apresentaram defeitos graves.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Vereador Molon pede auditoria ou CPI na Saúde de Campos Novos.
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O vereador Robson Molon (MDB) denunciou, na Câmara de Campos Novos, supostas irregularidades na aquisição de próteses dentárias pela Prefeitura do município, em setembro de 2024, durante o período eleitoral. Segundo Molon, R$ 106 mil foram pagos a uma empresa contratada para fornecer os dispositivos, que não foram entregues ou apresentaram defeitos graves, prejudicando centenas de pacientes.

De acordo com o vereador, a Secretaria de Saúde procurou o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amures (CISAMURES), que deveria regulamentar a contratação, para entender a situação. No entanto, foi constatado que a aquisição das próteses não passou pelo consórcio, configurando uma contratação direta que, segundo Molon, "pulou" as etapas formais.

Molon destacou que mais de 300 pacientes aguardam as próteses dentárias prometidas, com alguns indo às unidades de saúde até 12 vezes para testes sem sucesso. "Essa empresa foi contratada e, simplesmente, as próteses não chegaram ainda", afirmou o vereador.

Pacientes relataram que passaram horas em filas, muitas vezes em jejum, para fazer os moldes das próteses, mas não receberam o produto final. Outros receberam dispositivos que não se ajustavam corretamente, levando à suspeita de que as próteses tenham sido misturadas ou fornecidas de forma aleatória.

"As que vieram, os pacientes não conseguem usar. A prótese é feita para cada pessoa, e precisa ser bem ajustada. Mas o que vimos foi um mutirão onde os moldes foram embaralhados, e agora eles tentam encaixar próteses em outros pacientes, como se fosse um jogo de tentativa e erro", denunciou Molon.

Diante do cenário, Molon cobrou providências da administração municipal e sugeriu que seja realizada uma auditoria para investigar o caso. Ele também mencionou a possibilidade de abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as irregularidades na Saúde de Campos Novos.

"Se precisar, podemos instaurar uma CPI, pois são inúmeras irregularidades. Os pacientes assinaram, pagaram adiantado, e agora estão sem suas próteses ou com dispositivos que não podem usar. Isso precisa ser investigado", finalizou o vereador.

 

FONTE/CRÉDITOS: Web Rádio Cidade
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade