Web Radio Cidade

Domingo, 14 de Julho de 2024

Geral

Com auditório lotado, seminário em Abdon Batista destaca turismo sustentável

Esse evento destacou a importância turística aliada à prática responsável, essencial para o futuro e crescimento dos empreendimentos.

Web Rádio Cidade
Por Web Rádio Cidade
Com auditório lotado, seminário em Abdon Batista destaca turismo sustentável
IMPRIMIR
Espaço utilizado para comunicação de erro nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na última segunda-feira, 24 de junho, Abdon Batista foi palco do seminário "Turismo Sustentável: Impulsionando a Preservação Ambiental e o Desenvolvimento Econômico dos Negócios". Com casa cheia, o evento reuniu um público entusiasmado e engajado, e destacou a importância turística aliada à prática responsável, essencial para o futuro e crescimento dos empreendimentos. Esta iniciativa faz parte do projeto "Turismo Verde: Serra & Sul Juntos pelo Desenvolvimento", da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e integra o programa AL-INVEST Verde, da União Europeia.


Logo após a abertura do seminário, Aline Nandi, coordenadora de base do projeto AL-INVEST Verde pela FACISC, apresentou um estudo de sustentabilidade, enfatizando que o turismo sustentável deve atender às necessidades dos visitantes e das regiões receptoras, preservando aspectos culturais, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica para o futuro.


"Conforme um estudo da Booking.com, 71% dos viajantes globais expressaram o desejo de viajar de maneira mais sustentável nos próximos 12 meses. Além disso, 70% dos viajantes afirmaram estar mais propensos a escolher uma acomodação sustentável, mesmo que não estejam especificamente procurando por uma, e 78% pretendem se hospedar em uma acomodação sustentável pelo menos uma vez no próximo ano. E este número só tende a aumentar ano após ano. Por isso, é tão importante pensar em sustentabilidade para o desenvolvimento dos negócios", afirma Aline.


Além da sustentabilidade e o desenvolvimento econômico, o seminário também abordou a geração de emprego e renda através de iniciativas sustentáveis no turismo, serviu para sensibilizar os empreendedores sobre os benefícios da certificação de gestão sustentável de empreendimentos turísticos e a promoção da educação ambiental.


Segundo Carina Casanova, gestora administrativa e financeira do projeto, a FACISC é a única entidade no Brasil com uma ação apoiada pela União Europeia para investir em turismo sustentável. “Esta ação será desenvolvida nos municípios através do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL). Nosso objetivo é fazer com que as empresas turísticas sejam certificadas e reconhecidas pela qualidade do serviço que oferecem aliadas a práticas sustentáveis. Isso fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos habitantes”, explica.


Com o projeto, espera-se o aumento da ecoeficiência das empresas participantes por meio de melhor eficiência energética, uso de energias renováveis e diminuição de resíduos. Também prevê melhorar o posicionamento das empresas participantes em plataformas nacionais e internacionais de turismo sustentável, aumentando a atratividade para turistas que valorizam empreendimentos sustentáveis. Além disso, busca fortalecer o empreendedorismo feminino e engajar crianças e jovens na educação ambiental.


Já Malu Mayorga, coordenadora do projeto pela FACISC, em sua apresentação detalhou as ações voltadas para as empresas, incluindo avaliação de sustentabilidade, capacitações coletivas e preparação para certificação Green Destination. "Quando se trata dos destinos, os municípios participantes se beneficiarão de mapeamento e digitalização de trilhas e ciclovias, certificação de áreas protegidas, projetos de preservação do patrimônio histórico, capacitação em educação ambiental, treinamento de jovens ambientalistas e muito mais", destaca.


"O seminário foi um marco para a comunidade de Abdon Batista, reafirmando o compromisso com um futuro sustentável e economicamente viável através do turismo responsável. Com casa cheia, o evento mostrou que a sustentabilidade não é apenas uma aspiração, mas uma prática que irá moldar o desenvolvimento local de forma positiva e duradoura", concluiu o prefeito da cidade, Jadir de Souza.


Para o prefeito de Brunópolis, Volcir Canuto, o desenvolvimento do turismo sustentável com o apoio de várias mãos só trará resultados positivos. "Eu acredito muito que com o trabalho de todos a médio e longo prazo, tenhamos êxito em promover esse setor, que é muito importante para a nossa região, que hoje se dedica ao agronegócio, à agricultura, à pecuária, enfim. Nós precisamos, como gestores municipais, como empresários que estão aqui, agradecer a todos os envolvidos neste projeto. Certamente, vamos estar juntos para colocarmos Brunópolis na rota do turismo e do desenvolvimento dessa atividade importante para o desenvolvimento local, regional e do estado. Obrigado pela oportunidade de estarmos aprendendo um pouco mais sobre a área da promoção turística", frisa ele.  


Além de Abdon Batista e Brunópolis, empresários dos municípios de Anita e Garibaldi, Vargem, Curitibanos, Lages, Joaçaba, São José do Cerrito, Capão Alto, Campo Belo do Sul e Celso Ramos também participaram do evento. 

AL-INVEST Verde
O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular.

FONTE/CRÉDITOS: ASCOM
Comentários:
Web Rádio Cidade

Publicado por:

Web Rádio Cidade