A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos Novos realizou hoje, uma Coletiva de Imprensa para divulgar a aplicação da 3ª Campanha Estadual de Recuperação de Crédito em Campos Novos.
A Presidente da CDL, Sidreana da Silva e a gestora da CDL, Vilmair Delfes, informaram os veículos de comunicação que a primeira etapa foi o cadastramento dos associados que tenham interesse em participar da campanha que é realizada em parceria com o Procon de Campos Novos.
A FCDL de SC juntamente com o Procon Estadual é os que coordenam a Campanha a nível de Estado, em Campos Novos ela acontecerá no período de 01 a 15 de dezembro.
O objetivo de incentivar empresas e consumidores a realizarem acordos diretos e amigáveis, bem como para:
- Recuperar valores em aberto;
- Retomar o contato com clientes inadimplentes;
- Incentivar a regularização através de comunicação personalizada;
- Redução da inadimplência acumulada;
- Aproveitar o recebimento de valores extras como o 13º e incentivar os devedores a negociar seus débitos;
- Fortalecimento da Economia Local;
ADESÃO
A presidente Sidreana, destacou que o associado CDL poderá aderir à campanha de forma gratuita, confirmando sua participação diretamente na entidade. Após isso ele receberá todas as instruções e material de divulgação;
A renegociação do débito deverá ser realizada diretamente na empresa, entre devedor e credor.
A orientação para as empresas participantes é negociar o débito sem a cobrança de juros ou multas, somente o capital da dívida, no entanto demais negociações ou parcelamento caberá a empresa definir seus critérios particulares.
PARTICIPAÇÃO
Os consumidores podem ficar sabendo das empresas participantes, nas redes sociais da CDL ou diretamente na Sede da Entidade ou no Procon, que terá uma listagem das empresas, provavelmente os participantes, também farão contato com os clientes que estão em débito disponibilizando a recuperação do crédito.
PARÂMETROS DE INADIMPLÊNCIA
A Gestora da CDL, Wilmair Delfes, comentou alguns dados sobre a situação no Brasil, Santa Catarina e Campos Novos.
Segundo ela, a inadimplência subiu acentuadamente, sendo a nivel Nacional, hoje são 72 milhões de inadimplentes, sendo 8% maior que 2024, em Santa Catarina também temos índices de aumento de 10%, praticamente uma a cada três famílias catarinenses possuem dívidas em atraso.
Em Campos Novos da mesma forma, houve índices de aumento da inadimplência em torno de 15%.
No município, são 5 mil registros na Base do SPC em Campos Novos, totalizando um valor aproximado de 40 milhões de débitos em atraso. No entanto, apesar da queda na venda através do crediário e aumento da inadimplência. “Ainda podemos considerar o SPC como um canal de cobrança muito eficiente, pois nos últimos 5 anos já foram recuperados mais de 30 milhões através do serviço e as baixas na sua maioria são realizadas em até 60 dias após a efetivação do registro de SPC”, destaca.
AUMENTO NA INADIMPLÊNCIA
A presidente, Sidreana comentou o aumento dos números em Campos Novos. “O cenário é consequência dos juros elevados e custo do crédito alto, muitos consumidores recorreram ao cartão de crédito e ao cheque especial como válvula de escape e essas linhas tem os juros altíssimos aumentando o endividamento. Também a alta da inflação e a perda do poder de compra, com menos margem no orçamento, fica mais difícil quitar em dia e reduzir o endividamento”.
A CDL também fornecerá aos participantes, um Modelo de Contrato de Renegociação. O acordo é que o Lojista cadastrado, Retire o Nome do devedor no ato do pagamento da primeira parcela da negociação.
As negociações serão padrão, onde todas as empresas participantes oferecem o Pagamento do Capital Sem Juros, com obrigatoriedade de uma entrada. Outros benefícios como parcelamento, e taxas especiais serão opcionais.
Se não houver pagamento da negociação, retorna-se a cobrança da dívida no valor normal. A campanha não se aplica a Cobranças e Processos Judiciais.
“O fim de ano é o momento ideal para recomeçar com o pé direito e colocar as contas em dia! Muitas pessoas recebem valores extras, como o 13º salário, e podem aproveitar para negociar débitos e recuperar o crédito no mercado”, e a CDL de Campos Novos está dando aos lojistas e aos devedores essa oportunidade, comentou Sidreana.
A realização da Campanha é de responsabilidade da FCDL/SC e Procon/SC.

Comentários: