Jovens técnicos do SENAI de Chapecó, Campos Novos, Joinville, Jaraguá do Sul e Florianópolis se destacaram na etapa nacional da WorldSkills Brasil 2025, encerrada neste domingo (28), em Brasília. A delegação catarinense conquistou cinco medalhas de prata, uma de bronze e três Medalhas de Excelência, além de chegar à final em outras dez ocupações, reafirmando o protagonismo de Santa Catarina na maior competição de educação profissional do país.
Destaques das conquistas catarinenses
Mecânica Industrial: Juarez Souza da Cruz Júnior (SENAI Campos Novos)
Indústria 4.0: Leonardo Akira Rosa e Lucas Hitoshi Ogawa (SENAI Joinville)
Instalações Elétricas: Lucas Eduardo Dias de Oliveira (SENAI Campos Novos)
Fresagem a CNC: Marcelo Fabi (SENAI Chapecó)
Web Design: Otávio Miguel Rocha (SENAI Jaraguá do Sul)
Soldagem: Mauricio Santos da Silva (SENAI Chapecó)
Além das medalhas, Santa Catarina trouxe para casa três Medalhas de Excelência, concedidas a quem atinge desempenho internacional:
- João Pedro Silva Teixeira (Computação em Nuvem, SENAI Florianópolis)
- Isadora Junkes (Tecnologia da Moda, SENAI Blumenau)
- Antônio Carlos Venturi da Silva (Tecnologia Automotiva, SENAI Joinville)
“A WorldSkills é muito mais do que uma competição: é uma vitrine do futuro da indústria e do potencial que temos de transformar talento em inovação e produtividade”, destacou Fabrízio Pereira, diretor-regional do SENAI/SC, que esteve em Brasília acompanhando as provas. “Metade dos nossos competidores já se tornou docente, e outros em breve também estarão nas nossas salas de aula, multiplicando esse aprendizado e elevando o padrão de ensino em todas as nossas escolas”, complementou.
Outros catarinenses chegaram às finais nacionais nas áreas Desenho Mecânico em CAD, Segurança Cibernética, Controle Industrial, Energia Verde, Construção Digital, Mecatrônica, Tornearia CNC, Pintura Automotiva, Manufatura Aditiva e Sistemas de Refrigeração. A delegação foi acompanhada por técnicos e docentes, liderados pelo especialista em educação profissional do SENAI/SC, Tiago Conte.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
Comentários: