A eleição para escolha dos novos diretores de escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina acontece neste domingo, dia 3 e na segunda-feira, dia 4. No primeiro dia, a votação ocorre das 8 às 17 horas. Já no segundo dia, o período é maior, das 7 às 20 horas.
Os Planos de Gestão Escolar (PGE) das escolas já estão disponíveis para consulta da comunidade escolar no portal Webgesc, onde é possível ver as propostas homologadas de cada unidade escolar. O Plano tem o objetivo de esclarecer as metas, objetivos e ações dos próximos anos das escolas estaduais, na gestão de 2024 até 2027.

Podem votar alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano; profissionais da educação em exercício na unidade (professor, especialista em assuntos educacionais, assistente técnico-pedagógico) e um responsável legal por família do aluno.
De acordo com a Secretaria do Estado da Educação (SED), a participação da comunidade escolar é de extrema importância e desenvolve a gestão democrática, já que possibilita a escolha do PGE por meio da análise de cada candidato.