A jovem Vanessa Mota Martins, de 23 anos, encontrada morta nesta segunda-feira, dia 29, estaria grávida quando foi assassinada. O pai da criança pode ser um dos autores do crime. Estas revelações são do delegado André Cembranelli, de Tangará, que coordena as investigações do caso que é tratado como feminicídio, em entrevista ao Portal Eder Luiz.

O corpo de jovem foi encontrado na linha Colônia Muller, interior de Tangará, no Meio-Oeste, nesta segunda-feira. Mas o crime ocorreu ainda na semana passada. Ela estava desaparecida desde o dia 22 de maio. Pelo menos duas pessoas foram presas pelo crime de ocultação de cadáver. Mas, conforme o delegado, os dois teriam confessado o crime.

Ao portal Eder Luiz, o delegado Cembranelli contou toda a linha do tempo do crime, que estaria sendo planejado há bastante tempo. A jovem desapareceu há uma semana, quando, conforme o pai relatou, ela teria saído de casa para dormir na casa de um amigo.


"Ontem, no início da tarde, fomos procurados pelo pai da Vanessa. Ele relatou o desaparecimento dela. Ele contou que ela havia saído dia 22. Durante a madrugada daquele dia, ele recebeu uma mensagem da filha dizendo que teria conseguido um emprego e estaria se mudando para outra cidade", detalha o delegado.

O pai relatou aos policiais que estranhou a forma como Vanessa escreveu a mensagem e passou a suspeitar de que algo teria acontecido. Diante disso, ele passou a procurar amigos da filha em Pinheiro Preto, onde residiam, buscando informações. Um dos amigos teria relatado saber que a jovem estava em cárcere privado por traficantes de Videira em razão de dívida de jogos.

"O pai acreditou nisso inicialmente, mas percebeu que estava sendo enrolado. No sábado, passou a desconfiar de algo mais grave. Na segunda-feira, ele nos procurou. Com as informações, identificamos as pessoas que poderiam estar envolvidas e interrogamos os suspeitos, conseguindo chegar até o local do corpo".


Um dos interrogados contou detalhes do crime. Eles teriam utilizado um trator para fazer o buraco e ainda haviam tentado queimar o corpo da jovem. Ela foi morta por asfixia, sendo utilizada uma corda de varal ao redor do pescoço. "É um fato bem grave. Nestes doze anos de atividade, foi um dos casos mais cruéis que atendi", desabafa.

Os dois envolvidos disseram que eram amigos próximos de Vanessa. E há informações a serem confirmadas pelo Instituto Médico Legal, de que Vanessa estava grávida e o pai seria um deles, que tem relacionamento estável com outra pessoa. Neste sentido, uma das linhas de investigação é de que ele tentou acobertar a gravidez e para isso teve que matar a jovem.

Na entrevista, que pode ser vista completa no vídeo mais acima, o delegado também conta que a dupla andou com Vanessa já morta dentro do carro por várias cidades enquanto procurava por um local para abandonar o corpo. Os dois, de 24 anos, não tinham passagens policiais.