O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (8) que irá assegurar a oferta de absorventes pelo SUS para a população abaixo da linha da pobreza. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto que prevê investimento de R$ 418 milhões e deve beneficiar cerca 8 milhões de pessoas que menstruam.

A compra dos absorventes que serão distribuídos pelo SUS será feita de forma centralizada pela pasta. Assegurar o acesso da população, segundo o ministério é promover o direito à vida escolar, carreira profissional e vida sexual e reprodutiva saudável.

A nova medida está voltada para as mulheres mais vulneráveis, seguindo os critérios do Bolsa Família, incluindo estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua, ou vulnerabilidade social extrema.

Além disso, pessoas em situação de privação de liberdade e que cumprem medidas socioeducativas também serão atendidas. O público alcançará mulheres cisgênero, homens trans, pessoas transmasculinas, não-binárias e intersexo.

Em discurso, Lula enfatizou que a medida é parte do pacote de ações do Dia Internacional da Mulher. "Respeito em todos os espaços que elas queiram ocupar, seja no trabalho, em locais públicos, na política ou dentro de suas próprias casas. Respeito que nós lutamos para construir quando governamos este país. Respeito que faltou ao governo anterior quando optou pela destruição de políticas públicas, cortou recursos orçamentários essenciais e chegou a estimular, de forma velada, a violência contra as mulheres. Tenho a satisfação de dizer a vocês que finalmente o Brasil voltou”, disse.