Os preços de pescados e ovos estão muito mais altos na Quaresma, período que tradicionalmente também aumenta a demanda. Segundo pesquisadores do Cepea, isso se deve principalmente devido as altas nos preços dos ingredientes básicos da ração - de galinhas e de peixes - como o farelo de soja e o milho.

De acordo com o Centro de Estudos de Economia Aplicada (Cepea/USP), as fortes altas acumuladas nas três primeiras semanas de fevereiro elevaram significativamente os preços médios mensais dos ovos, que atingiram recordes.

O cenário altista também é resultado da menor disponibilidade do produto, que, por sua vez, tem sido influenciada pelos elevados custos de produção nos últimos anos, o que desestimulou a produção.

Em algumas cidades, como em Belo Horizonte (MG), os preços podem estar até 20% mais altos. No entanto, na média nacional, a alta é de 14%.

Para os produtores de ovos, a situação tende a ser mais positiva que no ano passado. Nesta semana, o preço médio diário recebido na abertura da semana permaneceu estabilizado em R$176,00 por caixa de 30 dúzias, significando incremento de 22,2% sobre o mesmo período do ano passado. E os negócios tendem a melhorar, conforme especialistas. Segundo o Instituto de Economia Aplicada (SP), o valor da caixa de ovos brancos apresentou pequena retração de 1% em relação a semana passada, enquanto os ovos vermelhos alcançaram reajuste de 2,5%. A comparação com o mesmo período de fevereiro último, abertura do ano e mesmo período do ano passado indicaram incrementos de, respectivamente, 18,2%, 25% e 29,6% em São Paulo.