Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 80% da população mundial já tem, já teve ou vai ter dor nas costas. O problema começa cada vez mais cedo e pelo menos 50% dos que procuram especialistas têm menos de 50 anos. É o caso de Thales Farha, que desenvolveu hérnia de disco com 21 anos.

“Eu fazia cursinho, então ficava muitas horas na mesa, no computador, fui fazer exercícios tive dores e travei tudo. Fiquei meses fazendo fisioterapia”, conta. O aumento do tempo na frente de telas tem impacto direto nos números, seja no computador, seja no celular.

“Ao angular a cabeça para digitar ou mexer no smartphone, você aumenta em torno de 100, 150% a carga nos discos intervertebrais”, diz o cirurgião Francisco Sampaio Júnior, que afirma que os discos envelhecem antes do que deveriam devido ao uso do celular e computador.

Por isso, é importante reduzir o tempo do uso dos computadores e dos celulares e, a cada 45 minutos sentado, ficar 15 em pé. Além disso, é recomendável fazer atividades físicas e alongamentos.