As cabines de unhas, utilizadas em procedimentos estéticos, são responsáveis por secarem os produtos aplicados com mais agilidade. O equipamento é usado por manicures que trabalham com esmaltação e alongamento de unhas. No entanto, o processo de secagem nas cabines de unhas expõe as mãos à luz ultravioleta A (UVA), o mesmo tipo emitido pelo Sol. Estudos recentes alertam que há riscos para a saúde no uso das cabines de radiação e sugerem cuidados.

Um dos levantamentos foi publicado na revista cientifica Nature. Pesquisadores americanos submeteram células humanas à luz das câmaras por duas sessões de 20 minutos. Como resultado, 30% das células morreram e sofreram danos ou mutações no DNA. Depois, em outra amostra, foram 20 minutos feitos em três dias consecutivos, resultando em 70% das células afetadas. A pesquisa não comprova, mas sugere o risco de câncer de pele, a exemplo das câmaras de bronzeamento artificial, que usam da mesma radiação, e diz que outros estudos precisam ser feitos.

A dermatologista Fátima Tubini explica que o estudo não prevê detalhes, como o tempo considerado seguro de exposição à radiação.

"Eles ainda não conseguem determinar quanto tempo seria seguro para ser exposto ou por quantos anos se expondo poderia levar ao câncer de pele", pontuou a médica.

O Inmetro informou que o aparelho não é regulamentado pelo instituto. A Anvisa disse que as cabines não são consideradas produtos para a saúde e, por isso, não são analisadas. Os médicos recomendam o uso de protetor solar nas mãos e filtro para radiação UVA.