O WhatsApp irá começar a liberar no Brasil o recurso de Comunidades nesta quinta-feira (26). Segundo a empresa, quem usa o aplicativo começará a ver a nova função no aplicativo aos poucos.

Anunciada em abril de 2022, a função não foi implementada no Brasil devido ao período eleitoral. Em outros países, as comunidades do WhatsApp começaram a ser liberadas em novembro de 2022.

As Comunidades reúnem grupos relacionados ao mesmo tema sob um único guarda-chuva. A comunidade de uma escola, por exemplo, poderia reunir grupos de pais, de salas e de comunicados da secretaria da instituição.

A mesma lógica pode ser aplicada em empresas, condomínios e ONGs. Em comum, as comunidades têm um canal sinalizado por um megafone, que permite o administrador mandar avisos para todas as pessoas.

O administrador terá o poder de enviar mensagens aos membros, inserir e remover membros ou grupos, criar novos grupos dentro da comunidade e apagar mensagens ou arquivos de mídia considerados abusivos.

Quem administra a comunidade poderá inserir grupos que ele não faz parte. Mas nesse caso, ele não consegue ler o conteúdo das conversas. Já os usuários podem decidir quem pode adicioná-los a uma comunidade, denunciar abusos, bloquear contatos e sair da comunidade.

No fim, a nova função é só um jeito a mais de organizar grupos relacionados.

Como criar uma comunidade
A opção começa a aparecer nesta quinta-feira (26). Basta tocar sobre a opção ‘Criar uma Comunidade no WhatsApp’, digitar um nome, fazer uma descrição e adicionar grupos relacionados ao tema.

Ao todo, é possível incluir até 50 grupos em uma comunidade, totalizando 5.000 membros.