As buscas pelas duas pessoas, incluindo uma bebê, que desapareceram em decorrência da chuva forte em Rodeio, no Vale do Itajaí, foram retomadas na manhã desta quinta-feira (19), informou a Defesa Civil do município. Três mortes foram confirmadas na cidade (leia mais abaixo).

Segundo os bombeiros, nesta quinta-feira, será usada a técnica de desmanche hidráulico, que consiste em utilizar a força da água pressurizada para amolecer e remover a lama. Conforme os socorristas, a área de busca é extensa e o soterramento é profundo, dificultando os trabalhos.

Segue sendo procurada uma bebê de 1 ano e meio, filha de Geovane Tabaldi de Oliveira, de 30 anos, uma das vítimas identificadas na quarta-feira (18). Ele foi encontrado com a outra filha, Melyssa do Prado de Oliveira, de 4 anos, em uma casa que foi arrastada pela força da água, no bairro Pico.

De acordo com os bombeiros, será feita uma varredura no terreno onde a família morava nesta quinta-feira. Dois cães ajudam nos trabalhos. Cerca de 80% da área urbana da cidade foi atingida pela chuva, conforme o município.

O segundo desaparecido da cidade é um homem de 50 anos que estava em um carro junto com um vereador de Apiúna, município na mesma região. Os dois foram levados pela enxurrada ao saírem de um veículo, no bairro Diamante, informou a Polícia Civil.

O vereador foi resgatado de helicóptero, mas o amigo, de 50 anos, não foi mais localizado. Ele é parente da esposa do parlamentar. Até a quarta-feira, as buscas estavam sendo feitas com cães farejadores e helicóptero. Elas foram suspensas no fim da tarde.

Geovane com as filhas, sendo que a bebê está desaparecida - Imagens: Foto: Reprodução/Redes sociais

Mortes

Além de Geovane Tabaldi de Oliveira, de 30 anos, e da filha Melyssa do Prado de Oliveira, de 4 anos, uma terceira morte foi confirmada na quarta-feira.

Reinaldo Lamim, de 41 anos, passeava com a família na rua em Rodeio, quando foram atingidos por uma enxurrada, que levou todos para o rio. O grupo consistia de pai, mãe e três filhas, conforme a Polícia Civil. Reinaldo foi o único que foi encontrado sem vida.

Decreto de calamidade pública

A Prefeitura de Rodeio decretou calamidade pública na tarde de quarta nas áreas do município mais atingidas pelas fortes chuvas. Sendo assim, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário de reconstrução.